segunda-feira, setembro 10, 2007

Zambujal terrenos publicos (delapidação) e Escolas

Zambujal, 12 de Abril de 2007

Exmo Senhor
Presidente da Junta de Freguesia de Cadima

Parabéns pela sua vontade em desenvolver a agricultura e turismo, na nossa Freguesia de Cadima, demonstrada publicamente na entrevista ao jornal “Independente de Cantanhede” na edição de ontem, 11 de Abril. Tem o meu apoio e disponibilidade, no âmbito das minhas possibilidades de cidadão comum. Cadima tem todas as potencialidades para ser vila e Centro duma Freguesia em franco desenvolvimento. É preciso a coragem que demonstrou, mas sobretudo ser perseverante, para vencer os obstáculos que sempre teimam em surgir tantas vezes sem que entendamos o seu porquê, (porque sem razão de ser). Vou falar do Zambujal que bem conhece.
O Zambujal está a crescer graças aos seus empreendedores habitantes e empresários.
Actualmente estão em construção várias habitações novas, outras tantas foram habitadas já este ano, a industria de carpintaria é um facto de qualidade e dinamismo, que há muito ultrapassou as fronteiras da zona centro, assim como, a industria dos mármores para a construção, campas, lareiras e decoração é uma realidade que nos orgulha, a industria da serralharia e da arte de trabalhar o ferro, serviços de mecânica e industria da construção civil, também continuam em desenvolvimento, a agricultura e silvicultura, com uma boa mancha de vinha e floresta, também contribui para o desenvolvimento do Zambujal, e por tudo isto o Zambujal, actualmente, é uma aldeia procurada para nela se habitar e também para aqui se fazerem bons negócios.
Assim, julgo, que tendo o Zambujal potencialidades e, um amplo espaço comunal, que precisa ser protegido e usufruído por todos, deve procurar, com a iniciativa e ajuda das Autarquias e outras entidades públicas, presididas por pessoas com vontade e competências em avançar com propostas arrojadas e exequíveis, nem sempre de grandes exigências financeiras, como aquelas que o Senhor Presidente enuncia na sua entrevista, no sentido de desenvolverem infra-estruturas que melhorem a qualidade de vida dos seus actuais habitantes como daqueles que nos procuram, sugiro as seguintes duma forma informal:


A criação dum complexo escolar no Monte Grande integrando espaços desportivos, recreativos e culturais já existentes, com espaços públicos e que tenha em conta as crianças em idade pré escolar, os jovens e idosos, desenvolvendo assim este extremo da Freguesia, podendo aglutinar pelo menos três escolas, a de Zambujal, Fornos e Casal, sem prejuízo dos projectos centrais (Cadima) e do outro extremo da Freguesia (Olhos da Fervença).
A criação dum parque verde e temático de interesse concelhio (Um parque de carácter lúdico, cultural e pedagógico é possível, temos como feliz exemplo o PROSEPE na Zona industrial de Cantanhede) no eixo Monte Grande Rodelos Chão do pousio até ao limite da Freguesia cerca de 50 mil metros quadrados. Paleontologia, Geologia (horst de Cantanhede), nascentes de água e fontes antigas, fonte perto, rodelos, fonte seca e Fonte Má já desaparecida, infelizmente e que não deve ser exemplo. A Memória da Terra e a memória dos homens na História recente (ocupação romana), têm aqui encontro marcado, constituindo, património ambiental e cultural. Sendo pertinente, como é sabido, a proposta de classificação como Imóvel de Interesse Municipal, os Afloramentos Geológicos do Jurássico Médio, existentes no referido eixo que inclui terrenos públicos designados por pastagens da “Fazenda Nacional”, além da divisão geográfica das bacias do Vouga e Mondego, são a fronteira mais a Nascente, dos aquíferos que alimentam os Olhos da Fervença (segundo estudos da Universidade de Aveiro). Nesta zona existem sinais evidentes de ocupação romana, que esperam estudo aprofundado e pluridisciplinar e que merecem ser protegidas da nossa iletrada insensibilidade.

Estas são algumas sugestões que a serem tidas em conta, irão contribuir para o desenvolvimento da Freguesia como V. Ex.a e, muito bem, deseja e quer com vontade declarada na entrevista. Conte desde já com a minha disponibilidade. Os custos da implementação destas sugestões serão sempre menores que o seu abandono. É com sincera vontade de contribuir para o desenvolvimento e qualidade de vida, da nossa Freguesia, que lhe escrevo estas linhas sem quaisquer pretensões bairristas.

Com os melhores cumprimentos


Carlos Alberto Rebola Pereira

Nota - Esta carta não mereceu qualquer resposta da Junta de Freguesia

1 comentário:

Telma disse...

Gostaria de saber se casal de cadima também é uma aldeia de cadima?
Estou procurando saber informações pois meu avô " Cunha"dizia que naceu em casal de cadima em Portugal, se tiver algum site com fotos de cadima -casal-zambujal-fornos, favor me ajudar enviando pelo e-mail- Tonet.me@terra.com.br
Muito agredecida
Telma