quinta-feira, junho 07, 2007

Cantar as Janeiras


O Grupo Etnográfico Cantou as Janeiras na Câmara Municipal, no salão do Clube União Vilanovense em Vila Nova e no Zambujal desejando um bom ano a todos.
O Grupo Etnográfico da ACRZ na entrada da Capela do Zambujal


O Grupo Etnográfico da ACRZ no Clube União Vilanovense em 14 de Janeiro 2007




Fotos da "Queima do Judas"

Fogo de artifício



Votos ACRZ








Récita

"Queima do Judas" 2007 e comentários

Zambujal, 9-04-07
Récita sobre Judas – todos os anos, na noite de Sábado de Aleluia, no Zambujal é revivida uma tradição, na qual é recordada á população a existência de valores que devem ser preservados e vividos, tais como: a sabedoria, a lealdade, o amor, a honra e a justiça.
A tradição foi cumprida no Sábado passado com a colaboração e organização da ACRZ.
Um grupo de crianças e jovens ofereceu aos muitos conterrâneos e forasteiros presentes no Largo da Capela do Zambujal, uma pequena récita na qual representaram, algumas figuras bíblicas que condenaram o acto de traição de Judas Iscariotes, lembrando que há valores que nunca devem ser substituídos ou mesmo esquecidos.
A récita exibida, recriou uma assembleia, intemporal, constituída pelos seguintes personagens bíblicas: Profeta Elias, o que evoca o fogo divino que purifica; Rei David que personifica a coragem e a razão sobre o despotismo e força bruta de Golias; Pilatos com poder para salvar inocentes, mas que lhes volta as costas, lavando as mãos; Apóstolo João sempre leal e amoroso, amigo sincero; Sara a mulher modelo; Pedro aquele que três vezes por medo se acobardou, mas que se tornou exemplo de coragem na defesa dos indefesos; Rebeca que tarde foi mãe e a bênção de Isaac para Jacob preparou. Todos eles na sua sabedoria discutiram e condenaram o acto ignóbil da traição, neste nosso tempo em que os trinta dinheiros parecem conseguir mover todas as montanhas. Caifás e Judas Iscariotes este por fim arrependido, foram duramente criticados, nesta Assembleia de Personalidades intemporais e por isso mesmo actuais. Foi dito a Judas Iscariotes “podes guardar esse dinheiro que ai tens. O oiro da traição pertence ao traidor, como o riso à inocência e o aroma à flor…”
Depois o fogo purificador, destrói o que simboliza a traição e, todos os males, que em nós se podem alojarem.
Esta tradição, em que o profano e religioso se parecem confundir, culmina com a luz e alegria do fogo de artifício.

Carlos Rebola (editado na Boa Nova)

Comentário e esclarecimento do nosso consócio Álvaro de Jesus
Caríssimos Conterrâneos:

Quando estive convosco em 21 de Abril passado, nessa grandiosa Noite de Fados de Coimbra que realizámos, na nossa Associação, com o meu Grupo "Velha Guarda Coimbrã", era minha intenção, dado que vi no Sábado de Alelúia um 'Boneco Símbolo' espetado num pau de pinheiro no largo da Capela, falar-vos do Apóstolo de Jesus, Judas Iscariotes, mas... como o momento não era oportuno, não o fiz.

Porém, considerando as fotos colocadas na página da nossa Associação, sobre a 'queima do judas', enquanto Cristão e, também, na qualidade de Sacerdote da Ordem de Melchizedek, não posso nem devo ficar calado!

Caríssimos Amigos:

As Tradições devem ser respeitadas, mas... como tudo na vida, para que se respeitem e mantenham, ter-se-á de aferir que Valores estão em causa, isto é, que valores representam, defendem e/ou valorizam essas Tradições!

A dita 'queima do judas', como tradição, sabendo-se a quem ela se refere, não pode ser respeitada nem mantida, pois que, em verdade, ofende Valores Espirituais que, desde sempre, caem na alçada de um Direito Potestativo, correspondente a uma nossa Obrigação, pois nos cumpre respeitá-los.

Informo os que não sabem que, o Apóstolo Judas Iscariotes é, desde há muito tempo, MESTRE, estando junto de JESUS e ao Seu Serviço, embora não se identifique quando se comunica com terráqueos pelo dom da mediunidade!

Ele errou, não como se julga e diz, mas sim, por ser o mais intelectual e o mais político de todos os Apóstolos de Jesus de Nazaré, e, apesar de saber que Jesus era o Messias, tinha-O como Político e futuro Rei dos Judeus (ISRAEL).

Ouvia Jesus dizer: 'O Meu Reino não é deste mundo', mas... pensou sempre que seria bluf de Jesus... que na hora exacta, Jesus assumiria o Seu Reino terreno!

Ademais, diga-se, Judas Iscariotes, pela sua cultura e posição social, tinha contactos regulares com os Homens do Sinédrio, advogando, algumas vezes, junto desses juízes, a causa de Jesus e de Seus Apóstolos, sempre que sabia da intenção do Sinédrio em os punir.

Portanto, por diversas vezes, Judas Iscariotes 'salvou o pêlo' junto do Sinédrio, aos seus companheiros Apóstolos.

Quando beijou Jesus, identificando-o aos ditos Homens do Sinédrio, longe estava Judas de saber as verdadeiras intenções desses juízes. Sabemos que Judas Iscariotes desejava, e pensava que os juízes do Sinédrio também queriam que Jesus assumisse o Seu REINO perante eles, na Terra de Israel, facto que iria 'correr' com os Romanos.

Mas, a intenção verdadeira, sempre escondida dos juízes do Sinédrio era outra e, somente depois de Judas ver Jesus PRESO... é que deu conta... é que viu... o erro em que tinha caído e, não aguentando o 'tranco'... a dor... matou-se!

Suicidou-se, não por odiar Jesus, mas SIM por O AMAR! Por ter visto que, afinal, tinha traído Aquele que Ele muito Amava.

Se Judas desejasse a morte de Jesus, achais que se suicidaria? A história continua mal contada... mas... também aqui, essa mentira, terá, brevemente, o seu fim.

Acresce dizer-vos que Judas Iscariotes, numa de suas reencarnações posteriores, foi Joana d'Arc. Morrendo na fogueira às ordens de um Bispo Católico, apenas por ser Médium e por falar com o Arcanjo Miguel.

Ou seja, DEUS dá os dons... e esses bispos... numa posição de anti-Cristo, como se fossem donos da Vida e dos Dons, matam quem os recebe de DEUS e os traz na reencarnação!...

Posto isto, dizei-me:

É lícita a tradição de: 'queimar o judas'?

É um acto Cristão?

Digno de alguém que se afirma Cristão?

Pensem e... depois de ajuizardes, libertai-vos dessa triste tradição, remetendo-a para as calendas gregas... do esquecimento!

Com Amizade sincera, e, na Fraternidade, sou,

Manuel Álvaro da Silva de Jesus
(Sacerdote da Ordem de Melchizedek)

PS.- Não comento os paramentos religiosos de uma igreja que vi nas fotos... porque, se o fizesse... teria que chamar alguém à pedra!
Prefiro ignorar... mas, Alguém viu e registou!
Essa igreja não é, desde os anos 70 (Século XX), a minha!
Hoje, sigo, apenas, JESUS SANANDA, liberto de fantasias!
***
Agradeço, assumindo, que se dê a devida publicidade a esta mensagem.
Obrigado,
Álvaro