domingo, janeiro 07, 2007

Nas dunas da Praia da Tocha

 Posted by Picasa

Merenda no quintal



O Zé Ferreira e o Rebola a merendar

no

jardim

Posted by Picasa

Carta ao Director da Boa Nova

O Sr. Licinio Gaspar escreveu a seguinte carta ao Director da "Boa Nova". À qual respondi usando o meu direito de resposta

Esclarecimento à gente do Zambujal e Fornos

Recebemos, do nosso dedicado correspon­dente na freguesia de Cadima, Licínio Gaspar, o seguinte pedido de esclarecimento: «Como é do conhecimento, dos mais velhos, es­tou ligado ao jornal "Boa Nova" há cerca de 50 anos.

Ao longo de todo esse tempo tenho procurado estar presente nas festas do padroeiros do Zambujal e Fornos e ultimamente tirei algumas fotos que, posteriormente, ofereci aos seus mordomos. Eventos esses onde tenho granjeado algumas amizades.
Tenho, também, nos últimos anos, ido aos festi­vais do Rancho Folclórico "Os Malmequeres" e do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares, onde sou sempre bem recebido - e até chamado ao palco com as individualidades presentes - para falar em nome do mais antigo e querido órgão de informação do concelho de Cantanhede; posteri­ormente passei a ir aos eventos levados a cabo pela A.C.R. do Zambujal, onde nunca tive as aten­ções atrás referidas, ficando com a ideia de que ali não era preciso. Contudo, peio correio, remeti umas fotos que tive a oportunidade de tirar num dos acontecimentos a que tive a oportunidade de apreciar. E, tempos depois, p sr. Carlos Rebola passou pela minha residência para me agrade­cer a remessa das fotos e pedir autorização para começar a publicar algumas notícias da A.C.R do Zambujal nas notícias de Cadima. Ao que acedi. Ultimamente ultrapassou o combinado - o que muito me entristeceu -, e criou, inclusive, melin­dres em pessoas das comunidades do Zambujal e Fomos.
Formulo votos de que tudo volte, de novo, à po­sição inicial. Isto é a remeter, apenas, o noticiário referente à Associação a que se encontra ligado. O resto enquanto Deus me der vida e saúde (conforme instruções da redacção) ficará a meu encargo»."


A minha resposta

Na edição da Boa Nova de 7 de Dezembro, na coluna “Cartas ao Director”, o Sr. Licínio Gaspar a quem eu Carlos Rebola nunca faltei ao respeito, escreveu sob o título “Esclarecimento à Gente do Zambujal e Fornos” que me deixou perplexo, assim como àqueles que me abordaram, e não foram poucos, muito confusos com o titulado esclarecimento. Esperei por duas edições da Boa Nova na esperança de ver alguma explicação do Sr. Licínio Gaspar ou da Redacção da Boa Nova sobre o que eu Carlos Rebola, porque me excedi, “melindrou pessoas do Zambujal e Fornos”, o que fica no ar com aquela cartas, são insinuações de que escrevi algo de grave e ofensivo. Assim sinto-me no direito e obrigação de dizer o seguinte:
- Tudo o que enviei para a redacção da Boa Nova foi publicado, porque por princípio estava de acordo com a carta editorial da Boa Nova que sempre foi de inspiração cristã e bem.
- Agradeci fotos ao Sr. Licínio Gaspar e ele agradeceu-me fotos a mim, faz parte da conduta normal de pessoas de bem e civilizadas.
- Na mesma linha de cortesia solicitei ao Sr. Licínio Gaspar correspondeste da coluna de Cadima se poderia utilizar a mesma coluna para correspondência do Zambujal, (não dos Fornos), com a consciência de que a decisão da publicação ou não, pertence sempre à Redacção da Boa Nova.
- Nunca alguém me disse que ficara melindrado com o que escrevi. O que escrevo sobre o Zambujal é a pensar no bem da nossa comunidade que me é querida. Tudo o que enviei à Boa Nova sobre a nossa terra, foi publicado e por isso pode ser verificado no próprio jornal (nem sempre na coluna de Cadima) e no sítio da Internet da ACRZ.
- Sobre o que é dito da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal, é a esta que cabe pronunciar-se, se assim o entender, sei no entanto, que os seus convidados sempre foram bem recebidos.

Carlos Rebola